Contmatic Phoenix | Soluções Inteligentes de Alta Tecnologia

Soluções Inteligentes de Alta Tecnologia.

Acontece - Na Mídia

Empreenda, mas não pule de precipícios

Empreendores nascem feitos? Conheça alguns mitos e realidades sobre o tema

Sérgio Contente – graduado em análise de sistemas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atualmente é diretor presidente da Contmatic Phoenix, da Fundação Idepac (www.idepac.org.br).

 

Muito além de um verbo, a palavra empreender tornou-se o mantra mais repetido por todas as pessoas que resolvem abrir um negócio. Isso é positivo, claro, mas é preciso saber se esses milhares de novos empresários entendem o que é ser empreendedor.

Já escutei absurdos do tipo “Vou ter meu próprio negócio porque não quero mais ter patrão” ou, pior, “Sou um empreendedor por natureza”. A primeira afirmação cairá por terra logo no primeiro dia de atividade da empresa, já que, independente da figura do chefe, você sempre terá um patrão – no caso dos novos “donos de um negócio”, os clientes. A segunda assertiva leva mais tempo para cair, mas, acredite, ninguém nasce empreendedor.

Um empreendedor se forma ao longo do tempo. É preciso estar informado não só sobre o setor em que atua, mas também sobre áreas correlatas, tributação, conjuntura econômica, tendências de consumo e comportamento, tecnologias etc., ter capacidade de colocar novas ideias em prática, ser concentrado, ser conciliador e ter habilidade para administrar e atuar em qualquer setor da empresa.

 

Arrisque, mas não pule de precipícios – Não subestimar os perigos é outro ponto fundamental para obter sucesso nos negócios. Todo empreendimento corre risco de insucesso, mas o grau de periculosidade pode ser calculado, ou estimado, pelo menos, antes de se abrir as portas. Se você vai entrar no ramo de importação de medicamentos, por exemplo, precisa conhecer as normas da Anvisa, as tributações incidentes sobre o produto a ser importado, cotação das moedas estrangeiras, se algum componente do produto tem ou já teve restrições no País, a reputação dos laboratórios fabricantes, entre outros aspectos.

 

Mens sana in corpore sano - “Mente sã em corpo são”, um dos mais tradicionais provérbios do latim tem ligação direta e irrestrita com o sucesso nos negócios. Seu corpo é seu principal instrumento de trabalho, empreenda boas ações para mantê-lo sempre funcionando bem. Estude sempre, pense alto, pratique exercícios regularmente, abandone os vícios, entre outros.

 Fonte:Site Tendência de Mercado